Thursday, April 04, 2024

A mente e comportamento

 A mente humana já não me fascina tanto quanto quando eu era mais nova. Não é por nada em concreto, pois sei da sua complexidade de camadas e subterfúgios e readaptações, mas o facto é que em termos gerais já se adivinha a sua reacção quase sempre. Ao invés do comportamento humano, que consegue ser mais errático, já que por demasiadas vezes as pessoas pensam uma coisa e fazem outra. 

Ou seja, as pessoas não agem conforme aquilo que pensam. Que luta horrível que deve ser estar a contrariar-se nas acções a si mesmo e às suas crenças. Apraz-me constatar que eu ajo bastante em consonância com o que penso, talvez inclusive mais por fazê-lo praticamente de modo espontâneo. Também, a meu ver, seria ainda melhor e mais fiel, honesto e genuíno, se pudesse agir mais completamente em consonância com o que sinto e quero, visto que, muitas vezes, pensando nisso acabo desistindo pois ao pensar lembro da falta de condições para se fazer em absoluto o que se quer. Mas fulcral e essencial é mesmo fazer de acordo com o que se pensa (não é à toa que a ética vem primeiro em mim). 

No comments: