domingo, junho 30, 2024

samurai sem dono

 eu sinto tanta vergonha nos últimos anos, desde 2021, que acho que só isso já era um bom motivo para ter feito um harakiri, fosse eu japonesa.

Estar sozinha

 Sempre preferi estar sozinha porque só assim tenho paz, ou pelo menos mais paz do que quando tenho pessoas do lado ou mesmo longe mas em ligação com elas. 

Acho que estou exausta psicologicamente há muitas décadas, pois desde que nasci fui apenas usada e abusada e largada por toda a gente. Não houve ninguém com quem eu pudesse sentir-me em paz e segura o suficiente para experienciar um silêncio de mente absoluto. 

Sempre fui a poeta do silêncio e, no entanto, tive que lutar toda a hora para tê-lo, afastando-me. Acho que finalmente deixei de gostar de pessoas, exceptuando pelas que não tenho escolha em amar mais do que queria. 

(tlvz ctg babe, tlvz ctg eu sentisse finalmente a paz no nosso silêncio, amor meu, dorme bem minha querida)

sábado, junho 29, 2024

Pesadelos recorrentes

 As noites que passo sem dormir 

Sucessões de pesadelos 

Nada me cura e só atormenta 

Tu estás lá e ele também 

Às vezes voltam outros

Imagens irrepetíveis 

Mas sempre com a mesma sensação 

De que me deixaram por outras

Depois de supostamente me amarem

sexta-feira, junho 28, 2024

Detonar

 Atenção, estou na fase da destruição, não se aproxime, pois poderá estar em sério risco de ouvir o que não quer.

mais uma maldita trindade

 Vergonha

Culpa 

Medo

Matam?

 Até se perdoa quem não sabe o que é o amor, mas imperdoável é não saber amar.

 A Poesia não é um mero utensílio da vida; ela é o próprio metal com que o utensílio é feito.

A vida nunca é justa, pois não?

 Não é justo que três tios meus tenham morrido e eu não tenha conseguido falar com eles antes para aceitar a ajuda que eles um dia disseram que se eu precisasse para dizer. Eu nunca consegui pedir ajuda e tenho estado na miséria desde sempre, sem poder fazer o mínimo que preciso. Eu não queria morrer estúpida, mas sei que esta minha estupidez já não tem nada de alternativa.

Estar sozinha a vida toda a lutar diariamente para não terminar é cansativo também.

Maldita trindade

 Nostalgia, Melancolia, Saudade.

Da Inconsciência

 Todas as pessoas são impregnadas de preconceitos logo desde cedo. No mundo distópico em que vivemos, condenamos quem ajuda o próximo e quem se preocupa, exaltamos os podres endinheirados, os que poluem e consomem egoístamente, porque glorificam-nos porque eles é que estão a viver segundo as suas ambições. 

Um mundo em que deixamos os mais necessitados morrerem de fome, destruindo completamente crianças e todos os que mais protecção precisavam. A pior coisa que temos é mesmo a nossa inconsciência. 

 Quando a música dizia que fechaste os olhos, eu beijei-te as pálpebras e fiz uma lembrança para ver pela eternidade. 

quinta-feira, junho 27, 2024

Anos fugazes

Os anos vão se passando, soprados pelo bafo quase nauseabundo da inutilidade Dos sucessivos tempos de clausura - os últimos foram estes dez anos -, entre quatro paredes e a vista de grades na janela, não sobra a luz que é a réstia dos momentos bonitos que passei e senti alguma felicidade, um pedacinho de prazer aqui e ali, tão distantes, tão remotos agora também na memória. 

Escrevo isto e lembro que sou escritora, quando tudo já foi escrito. Encharco-me do suor das minhas lágrimas que as minhas veias derramaram sem piedade. Tenho pena de mim e no instante seguinte refuto-me dessa auto-comiseração, só para me achar patética de novo. O quão não admirável eu sou. Sempre a cometer os mesmos erros ainda que com alguma distância no tempo e a ser imediatamente castigada. É, de novo o meu castigo foi um tanto dilacerante: não te poder ver. 

Parece uma trama de um enredo doentio e intrincado só para que tenhamos futuro, mas essa é a desculpa esperançada que nos damos. Eu esperava-te mesmo sempre de alguma maneira, mesmo sabendo que era tudo uma ilusão da minha cabeça. 

Às vezes, pergunto-me: quantos anos mais para algo capaz, e para o fim? Eu tenho saudades tuas por demais e acho que não era suposto. Os anos correm e transformam-se num borrão que deixa um rasto mínimo como quando a velocidade atinge anos-luz. Piscas e já está.

 Criatura frágil, patética, 

mal se move, esquelética 

é levada pelo vento 

quando olha as nuvens 

e deixa o infernal pensamento 

ir de novo lá longe flutuar


Eu não sei como escapar 

terça-feira, junho 25, 2024

segunda-feira, junho 24, 2024

 Do longe se fez perto, 

quando sempre foi tão dentro 

onde a água se instala e desagua

nos chãos desertos,

corre o sangue nas veias

sopra o ar incerto

ama a sorte e não a morte

pois quem canta a meias

abraça essa maravilha tua.


sexta-feira, junho 21, 2024

uma gaivota voava voava

 Um pássaro voava e cagava lá do alto em cima dos homens, dizendo: 

se a vossa alegria não fosse euforia talvez disfarçasse melhor a vossa verdadeira porcaria.

quinta-feira, junho 20, 2024

terça-feira, junho 18, 2024

Sentidos

 Começa por abrir os olhos 
Depois os ouvidos 
E depois o coração 

Quando notares
Já fizeste uma revolução 

Deste a mão aos sentidos 

Da Leveza

 Alguém menciona "leveza" de forma insuspeita. Desejando-a nos seus dias, como se eles além das fantasias da noite, não tivessem em si o escuro incerto do amanhã. 

Olhando em volta, vemos o que a tão ardentemente almejada leveza traz: uma insuflável alegria e euforia que de tão superficiais escapam-se fugazmente, sejam em atritos de 'reality shows', sejam em festas da vida real. A "correria" instalada nas entranhas do ser num diário 'zapping' frenético.

Ainda há também os que vivem com a cabeça nas nuvens, simulada a leveza, sem se aperceberem que elas são o peso da água que eventualmente e sempre cairá.

A humidade instalada nos ossos pesa. Não há nada que seja leve, nem mesmo o riso das crianças, quando se sabe o que as crianças sofrem neste mundo. 

domingo, junho 16, 2024

A Verdade

 Se tu nunca viste a verdade, como é que vais reconhecê-la quando ela chegar? 

Pensas que ela virá de cravo vermelho à lapela, usando uma bóina e de trança com reflexos de trigo da seara dourada?

Ou pensas que ela te monopolizará a vista de paixão e te inundará com um dilúvio de amor no coração?

Pensas que a verdade é pura e absoluta como um raio de luz solar? Ou que te cobrirá com um lençol branco antes de te enterrar?

quinta-feira, junho 13, 2024

 essa doce languidez das tardes

que queria ter passado contigo 

ficará para sempre guardada 

na alma como quente abrigo

protegido da vida maltratada 

Talvez seja isto mesmo

 Talvez eu não tenha amado alguém com tanta sofreguidão como te amei a ti. Talvez mesmo eu não tenha amado alguém tanto quanto te amei. Talvez eu não tenha sofrido tanto por ter magoado alguém, por te ter feito sofrer, mais do que por ter-te perdido. Hoje e todos os dias de hoje tenho esperado pela meia-noite. 

 alguém que faça tudo para ficar connosco, mostrando que nós valemos a pena em tudo, até ao fim.

 "no fundo eu acredito"


(estupidamente, eu sei, mas o amor é tão grande que talvez a tal da esperança ilusória seja mesmo "a última a morrer")

quarta-feira, junho 12, 2024

Desistir

 Desisti do amor quando tinha 31 anos e um ano depois desisti de amar. 

Hoje é o dia em que desisto de acreditar que sim, que um dia alguém me poderá verdadeiramente amar.

 Ele nem sente a tua falta.

Amor

 cometi o erro de te ouvir aquela de novo depois destes últimos anos, amor. porracaralhofdxcomoeuteamo! 

o tormento mds. e a beleza. éramos tudo o que bastava.

  (juntos, sim, tds dias seriam mesmo aquele dia)

Meu amor mais amado e imaginado

 Entende que eu não podia ficar, mesmo que ficar fosse o que eu mais queria, porque eu quero-te como única pessoa para a minha vida. O meu menino lindo, amado por mim todos os dias. O sentimento é tão grande que me tirou do eixo, virou-me do avesso, transformou-me completamente e perdi-me de tal forma que nem me sentia mais gente. Hoje sei de novo o que se passa comigo e o que realmente vou sentindo. Amar demais alguém que não existe e com quem nunca vou poder estar, alguém que nem sequer me ama nem quer estar comigo, é muito sofrido. Todos os meus sentidos só têm um sentido. E a vida faz ainda menos sentido sem ti. 

Não sei se vou aguentar todos os anos que faltam para este sentimento amainar, ainda falta tanto tempo e eu aqui sem poder realmente contigo viver e à espera de morrer que é para toda a gigante dor parar de doer. 

Tu ficaste um homem, um ser humano, uma pessoa que é provavelmente melhor do que a maioria dos outros homens, mesmo não existindo, foste cada vez mais ganhando qualidades que fazem de ti o homem que eu acho mais perfeito. 

O passado pertence a museu

 Dizem que o lugar do passado é num museu. Durante muito tempo, sempre fui visitante condenada à perpétua andança pelo passado, mas hoje decido de novo não mais visitá-lo, senão nas memórias em que for ultrapassado.

(a quem é que eu estou a enganar?)

terça-feira, junho 11, 2024

A ilusão do amor

 Perdi-me na ilusão de um grande amor
Apenas me feri e nos causei tanta dor

Perdi-me num olhar, num rosto, num corpo 
A paixão e o desejo deixaram-me louco

Jurei para nunca mais 

 Se eu não tivesse nascido assim sempre desde pequenina a pensar no bem dos outros e preocupada com eles, eu teria saído uma pessoa normal, com felicidade e uma vida boa em vez de só desgraças, violência e miséria, não é? Nunca saberei.

 Para mim a vida terminou quando entendi pela primeira vez, quando ainda era criança, que eu não era amada por quem devia me amar. Depois, anos a passar e foi sempre constatar que as pessoas que eu mais amei nunca me iam igualmente amar.

 Depois de tudo o que fiz para que fosses feliz, ainda bem que o és. Sim, foi horrível mas era assim que tinha de ser, infelizmente. 

 É por não suportar ver a tua cara de apaixonado por ela que eu vejo que ainda dói e que de facto me partiu o coração quando decidiste desprezar a minha existência. 

  nunca pensei que nos pudéssemos fazer tanto mal. eu só quero esquecer como tu.

Do Amor que fiz perder para sempre

 Às vezes, o meu pensamento atreve-se a abraçar-te. Lentamente se aproxima da tua pessoa, um vulto colorido, e rapidamente foge, escapa-se a medo de que saibas, sintas, e novamente me dirijas a tua ira. Mesmo assim, o medo é por vezes ultrapassado pelo desejo incontrolável de te lembrar, de te rever no pensamento nem que seja nesse vulto fugaz. Tento há tanto tempo desligar-me completamente de ti, não te ver, não te recordar, não nada, mas a verdade é que sinto que estás sempre dentro de mim. Resides na minha memória com morada por tempo indeterminado. Um dia talvez eu também te esqueça tal como tu me esqueceste. Escrevi isto e não acreditei muito que alguma vez te esqueça por completo e que deixes de estar dentro de mim. Talvez tu sejas a única pessoa que estará sempre guardada comigo mais que demais. 

Será que alguma vez sentiste tanto assim por alguém como eu senti por ti e tiveste de a deixar ir forçosamente e fizeste de tudo para destruir tudo para que fosse mais fácil para todos? Será que também tiveste esse sistema de defesa em que o subconsciente fala mais alto? Será que alguma vez conseguiste entender exactamente na pele também o que eu senti? 

É a coisa mais estúpida do mundo, vendo agora bem: eu querer o amor mais doce e bonito do mundo, tranquilo e sempre a fazer o mais lindo e inabalável sentido, e no entanto fazer tudo para destruir qualquer hipótese de ele ser uma realidade, apenas por medo, insegurança, traumas e confusões. 

Eu estou velha para estas coisas e agora estando uma década sozinha já deu para ver que nunca mais vou estar com ninguém, pois só havia uma pessoa de que eu queria estar perto. Essa pessoa que me detesta, ou para quem eu não passei de uma anedota, e com razão, eu nunca quis perder mesmo quando fiz de propósito para perder. 

Assim, já não há ninguém mais que eu queira como quis essa pessoa e então vou ficar o resto da vida a tentar ter alguma paz e ter depois a paz quando finalmente morrer. Que fraquinha que eu fui com esse amor e essa paixão inesperada que me derrubou.

domingo, junho 09, 2024

 O plastico é certamente das piores invenções da Humanidade e as pessoas de plástico também. 

Meu Amor

 Não há um só dia em que não me venhas ao pensamento. Eu tenho-te por dentro, todo em mim.

O presente

 Dei-te o presente da liberdade para que tivesses a oportunidade de realizares os teus sonhos e seres feliz com um amor e trabalho risonhos. Mas nunca ultrapassarei o facto de que ao fazer isso, para sempre te perdi.

Queria tanto que fosse o nosso tempo. Queria tanto o nosso abraço sem fim.

 "Quero-te mais do que a morte

Quero-te mais do que a vida"

sábado, junho 08, 2024

 Nunca nada acabou
Desde que o Amor começou 
Tu valias todos os riscos 
E todos os meus discos 

Todas as minhas dores
Todos os meus humores
Tu vales o cântico das aves
 Quando o mundo faz as pazes

E cada dia que passa
Sem ti não tem graça 
Mas saber que existes e bem
Afasta a desgraça que vem

Não te lembras de mim
Até é melhor assim
Do que recordares com rancor
Todo esse tão grande amor 

 Saber que existes e estás bem é o suficiente para ficar contente, amor meu. 

sexta-feira, junho 07, 2024

quinta-feira, junho 06, 2024

 Se casa é onde está o coração, o meu és tu, onde tu estás e onde eu queria estar.

 Disseste-me bastantes palavras e eu disse-te um dilúvio delas, mas bastava que me dissesses apenas uma para que eu me calasse para sempre.

Tristeza, medo, ansiedade

 Estas dores que carrego a par com um passado de tanto amor perdido, só restam hoje em redemoinhos confusos de profunda tristeza, medo e ansiedade. 

quarta-feira, junho 05, 2024

Único desejo

 Lembro de quando o meu único desejo eras tu, como aquele que se guarda para pedir quando se faz anos e enquanto se sopra a vela. 

e não se conta a ninguém para que ele se realize.

eu tenho tantas saudades tuas. 

mas já há alguns meses que só desejava ir ver as estrelas.

a ti nunca mais posso ver, provavelmente até morrer. mas no fundo a minha vida inteira passou-se com o único desejo de ti que nunca exististe, mas de quem eu sempre precisei tanto. Como eu te amo!

terça-feira, junho 04, 2024

Basicamente, seria isto

 hoje é o dia em que eu começo a parar de sofrer por pessoas que eu tanto amo e me ignoram há anos , né? 🤞🏾

obrigada pelas constantes desconsiderações e decepções 🙏🏾

estes últimos seis meses com seis notícias de mortes, e todas as desgraças, acumulando com a minha falta de condições, mais uma vez vieram dar continuidade ao meu estado de estar meio azamboada. resta agradecer ao par de almas caridosas que se preocuparam em dar-me uma palavra amiga nestes tempos. vocês foram vitais e o vosso abraço mesmo de longe ajudou um bocadito. 

o resto, especialmente para quem eu sempre estive lá e sempre estiveram a cagar-se para mim, podem ir para bem longe de mim. 

segunda-feira, junho 03, 2024

A imagem das pessoas

 Porque é que as pessoas são obcecadas com o seu aspecto e com a sua própria imagem? Porque as outras valorizam-nas só por causa disso. Esta é a triste realidade, como em tudo o que é idiota no ser humano, especialmente em sociedade. As pessoas importam-se tanto com o que os outros dizem e pensam delas, com a imagem que elas passam, que nem hesitam em cometer as maiores atrocidades aos seus corpos só para tentar agradar e encaixar na sociedade em que os rodeia. A lavagem cerebral é tanta, desde crianças com os outros, com os estereótipos de beleza conforme as épocas e as modas, que crescem todos a imitarem alguém que acham que é como se deve ser para ser amado. Implementam-se noções do que é querido e aceitável e admirado, ao ponto de se passar o resto da vida a moldar-se em todos os aspectos consoante essas cartilhas. Até quem destoa acaba por se inserir em nichos ditos desviantes da norma, mas apenas pertencendo a outro tipo de agrupamento de estereótipos de estilo, de linguagem, de tudo, na verdade. A identidade que é suposto ser única para cada indivíduo, deixa de o ser para significar apenas identificação num grupo societal ou mesmo à suposta margem da sociedade. Claro que uns com maior ou menor dano a si mesmos e ao próprio ambiente.