quarta-feira, agosto 28, 2024

Bisa

 Amada bisa, sei que era suposto estar mais leve - e senti de facto -, mas entretanto comecei a querer saber qual era mesmo o teu nome, como era a tua cara; imagino como era o teu sorriso doce e o teu olhar sofrido. Ponho-me a pensar que idade terias e em que condições foste levada assim por um homem daqueles supostamente de bem, tirada da tua Tanzânia, para ires viver para tão longe na Índia. Grávida já (e depois ficaste de criada forçada da esposa dele, ou já era antes esse o plano dele?), ainda por cima? Ou será que a avó também nasceu na Tanzânia e o registo dela foi aldrabado na Índia? Nasceu mesmo em 1920, ou se calhar nem isso estava direito? A porcaria dos homens (não só os brancos e não só os homens infelizmente) e da sociedade a fazer o que querem das mulheres. Como é que é suposto eu não odiá-los a todos? Esta coisa de sermos escravizadas, escuras, negligenciadas, tratadas como lixo, usadas e descartadas. Sei que é suposto trabalhar a gentileza, mas odeio tudo isso, mete-me um nojo e raiva viscerais. 

Pus-me a ver fotos no site da Unicef da Tanzânia e as crianças e mulheres fizeram mesmo lembrar as bochechas e o sorriso da minha avó e até o meu quando eu era bebé. Já queria ir lá à tua terra e tudo. Que também é a minha. Que hoje eu consiga fazer o que tem de ser feito e libertar-me desta dor e desta angústia para poder seguir leve e te honrar vivendo uma vida melhor do que todo sofrimento até agora. Eu amo-te e lamento muito por tudo o que passaste. Obrigada por não me abandonares e me teres dado a tua força. Eu estou contigo também sempre. Ajuda-me a seguir como deve ser. Ter descoberto a tua existência foi das coisas mais importantes da minha vida. Obrigada por teres existido e um dia espero sonhar contigo e poder finalmente ver o teu rosto e quiçá abraçar-te.

(que louco, pensar que suspeitei da tua existência desde 2019 e só agora tive confirmação de que existiu mesmo esse segredo todo e de que tu exististe na verdade como minha bisavó negada; que triste e podre tudo)

Sem comentários: